Hoje o artigo foi feito para você que já se questionou sobre como lucrar no nicho da papelaria.
Se você já se pegou pensando nisso, quero te dizer que este artigo com certeza é para você! Saiba que há diversas oportunidades para aumentar seus lucros na papelaria. Desde produtos personalizados até serviços especiais, as possibilidades são vastas. Mas antes de tudo, quero te perguntar se você sabe os tipos de papelaria a se trabalhar?
Vou te falar agora um pouco sobre elas!
Tipos de papelaria:
1- Papelaria Criativa Personalizada: Diferente do que muitos acham, a papelaria criativa não se configura como papelaria personalizada, isso se da justamente ao fato da personalização. Para entender isso, precisamos analisar os dois nichos, quando falamos de papelaria personalizada, falamos de um produto exclusivo, ou seja, seu cliente terá um produto feito “sob medidas” com a personalidade do mesmo, agora quando falamos de papelaria criativa, falamos de um produto que tem as suas características. A papelaria criativa personalizada é um misto de suas ideias com a ideia do cliente, que no final da certo.
Exemplos: Agendas com nomes e profissões, caderneta de vacinação, blocos de anotações e até mesmo receituário personalizado.
2- Papelaria empresarial: Este ramo é extremamente abrangente, já que te proporciona trabalhar com diversos tipos de projetos como:
Cartões de visitas, banners, folhetos, brindes etc…
3- Papelaria para festas: Se você é especializada na área de papelaria para festas, você tem um leque de possibilidades, visto que, principalmente hoje tornou-se tendência fazer o “mêversário” onde mães fazem nos 12 primeiros meses uma pequena comemoração de sua criança. Quer uma noticia? Essa mãe será sua cliente o ano inteiro!
Tente apostar: Topo de bolo e doces, convites, banner digital etc…
4- Papelaria personalizada Casamento: Este tipo de papelaria tem crescido cada vez mais, embora muita gente pense que papelaria para casamento não da lucro pois casa-se uma vez apenas, se você for pensar em ramificação, o melhor marketing que se tem é aquele da indicação concorda? Então não foque em recorrência, na história de que seus clientes casarão uma vez apenas (assim espera-se rs) mas ele poderá te indicar para outros casamentos, assim você terá uma demanda incrível a se atender.
Lucros são minhas sobras?
Agora que vimos os tipos de papelaria, vamos conversar um pouco sobre precificação.
Você sabia que o lucro não é somente a sobra daquilo que gastou? É isso mesmo que você leu! Vai muito além do que sobrou!
Suponhamos que você tenha duas caixinhas, a caixinha da sobra, e a caixinha do lucro. A caixinha da sobra pode variar mensalmente ex:
Janeiro: Sobrou R$100,00
Fevereiro: Sobrou R$25,90
Março: Sobrou R$45,00
Sua margem de lucro é de R$250,00, e no primeiro trimestre você tem em caixa R$170,90.
Agora vamos usar a caixinha do Lucro:
Abril Lucrou R$ 265,00
Maio: Lucrou R$ 251,00
Junho: Lucro R$ 245,00
Sua margem de lucro continua sendo R$250,00, e neste segundo trimestre você LUCROU R$ 761,00
Portanto seu lucro liquido precisa estar dentro de sua margem, ou até mesmo acima do esperado, ai sim você poderá dizer que esta lucrando!
10 Dicas do que fazer:
1. Personalização de Produtos
A personalização está em alta! Por isso, ofereça a possibilidade de personalizar canetas, planners, e outros produtos. Isso atrai clientes que buscam itens únicos e exclusivos para presentes ou uso próprio.
2. Kits Temáticos
Monte kits temáticos para diferentes ocasiões, como volta às aulas, dia dos namorados, natal e outras datas comemorativas. Isso porque os kits prontos facilitam a compra e podem ter um valor agregado maior.
3. Venda de Materiais para Artesanato
Para diversificar ainda mais, inclua materiais para artesanato além dos itens tradicionais de papelaria. Papéis especiais, tintas, pincéis e ferramentas para scrapbooking atraem um público adicional e aumentam suas vendas.
4. Serviços de Encadernação e Plastificação
Ofereça serviços de encadernação e plastificação. De fato, desses serviços são essenciais para estudantes, profissionais e pequenas empresas que precisam de apresentações e documentos com acabamento profissional.
5. Produtos Ecológicos
Invista em produtos ecológicos e sustentáveis. Atualmente, há um crescente interesse por itens como cadernos de papel reciclado, canetas bio-degradáveis e outros produtos que minimizam o impacto ambiental.
6. Workshops e Cursos
Realize workshops e cursos sobre técnicas de encadernação, caligrafia, scrapbook, entre outros. Além disso, esses eventos não apenas geram receita direta, mas também atraem clientes para sua loja e criam um relacionamento mais próximo com a sua marca.
7. E-commerce
Para expandir ainda mais, amplie seu alcance com uma loja online. Dessa maneira, vender pela internet permite que você alcance um público maior e diversificado, aumentando suas chances de vendas.
8. Assinaturas Mensais
Crie um clube de assinaturas mensais, onde os clientes recebem uma seleção de produtos de papelaria todo mês. Dessa forma, isso garante uma receita recorrente e mantém os clientes sempre voltando.
9. Parcerias com Empresas e Escolas
Faça parcerias com empresas e escolas para fornecer materiais de escritório e escolar em maior escala. Consequentemente, esses contratos podem garantir uma receita constante e volumosa para o seu negócio.
10. Produtos Exclusivos e Limitados
Lance produtos exclusivos e em edições limitadas. A escassez cria um senso de urgência e exclusividade, portanto incentive os clientes a comprarem rapidamente.
A papelaria é um setor versátil e cheio de oportunidades para inovar e lucrar. Ao diversificar seus produtos e serviços, você não só atrai mais clientes, como também aumenta seu ticket médio e fideliza seu público. Experimente essas estratégias e veja como seu negócio pode crescer e prosperar.
Já deixe seu comentário se você gosta deste tipo de conteúdo por aqui.
Até mais 🙂